Gaita de fole e a construção de instrumentos

Olá pessoal, eu voltei, tudo bem?

Uns tempos atrás eu comecei com uma ideia de que queria aprender a tocar gaita de fole. Sim, um tanto quanto diferente, não são muitas pessoas que tocam esse instrumento por aqui... Aliás, acho que ele não é amplamente tocado em lugar nenhum do mundo kkk. Mas sei lá por que me apaixonei por ele e encafifei que queria tocar.

Acontece que uma gaita de fole custa uma verdadeira fortuna.. E se por acaso você decidir tocar uma também, espero que já tenha uma na sua família para você pegar de herança!

Mas quem me conhece sabe que eu não desisto... E que meu pai sabe mexer em tornos mecânico. Eu sempre quis construir meus próprios instrumentos, mas isso exige mais habilidades do que eu tenho.

Além disso, construir, por exemplo, um violão artesanal demanda muito, muito, muito tempo. E muito provavelmente eu não conseguiria usar meus próprios violões nas primeiras vezes que os criasse, já que aprender a construir um instrumento demanda tempo e experiência.

Acontece que com a gaita de fole, é tudo uma grande brincadeira para mim. E eu descobri que as gaitas são feitas em tornos mecânicos (sempre fico impressionado com a quantidade de coisas que é possível fazer em um torno mecânico). E como disse aí em cima, meu pai sabe mexer – muito bem – em tornos mecânicos.

Meu pai se aposentou recentemente e estava louco para ter um torno mecanico para chamar de seu e poder ficar fazendo as coisas dele lá na garagem. Foi aí que juntei as duas ideias, mais a vontade de ter um projeto com o meu pai e decidimos: vamos fazer juntos a minha gaita de fole usando um torno mecânico que vamos comprar.

Claro que eu sei que muito provavelmente não vou poder usar a tal gaita para tocar nada, uma vez que não vou nem conseguir descobrir se o problema é na gaita ou no músico, que não sabe tocá-la! Mas vai valer pela diversão e pelo tempo junto com meu pai.

Fomos em busca do torno mecânico e do resto do material para iniciar o projeto, mas aparentemente comprar um torno mecânico também não é para qualquer um... Ôôôô negócio caro viu! A solução foi começar a procurar um torno mecanico usado.

E claro que começamos do jeito mais fácil #sqn. Fomos no boca a boca tentando descobrir se alguém aqui por perto tinha um para vender. Não deu certo.

Fomos para internet. Milhares de site, um transtorno. Achamos o Usado Brasil. Foi amor a primeira solução, kkk. Ele pega esses milhares de sites que vendem produtos usados e reúne todas as informações um único.

Depois disso basta seguir aquelas regras básicas de avaliar o vendedor e tentar se certificar de que o item está realmente nas condições desejadas... E pronto, compramos nosso torno mecânico usado!

Preciso contar para vocês que encontrar esse torno mecânico usado realmente foi a salvação de toda a ideia e planejamento, por que já estávamos desistindo de tudo. E meu pai estava começando a ficar irritado com tudo isso... O que era pra ser algo legal entre nós dois estava virando uma tortura! É sério! Quem já tentou comprar algum produto usado pela internet a fora deve estar bem sabendo do que estou falando. O salvador de tudo foi o Usado Brasil mesmo.

E se você está buscando outros produtos usados (ou até mesmo a gaita de fole), dê uma busca lá, as vezes você vai encontrar uma lá e desistir rapidinho da ideia de construir uma kkk.

Bom, com o torno mecânico usado em mãos, partimos para a missão de construir a gaita de fole. Mas confesso que estou bem perdido. Meu pai está fazendo praticamente tudo sozinho! Esse tal torno mecânico chega a me assustar. Tenho a impressão que a primeira vez que tentar colocar minha mão perto dele, ele vai cortá-la em pedacinhos #socorro

Assim que tivermos algo da gaita de fole pronta eu volto aqui pra contar para vocês como está sendo!

Ah, e se você está querendo construir uma gaita também, nem se anime em procurar como fazer isso em sites brasileiros. Vá direto para os sites gringos que tem uns tutoriais mais interessantes, e se você não entender a língua, joga no Google Tradutor e depois se joga no projeto!

Mais alguém por aqui está em busca de um torno mecânico usado ou vai se inspirar na minha ideia brilhante #sqn e construir uma gaita de fole para vocês mesmos?

Se alguém se aventurar em construir um violão ou algum outro instrumento pode voltar aqui para me contar também, estou louco para descobrir como será a sua experiência!